Cálculo de vazão da pressurização de escadas NBR 14.880 x IT 13
O cálculo da vazão de ar do sistema de pressurização de escadas é o início do dimensionamento do sistema, através desse cálculo partimos para os demais cálculos (tamanho dos dutos, shaft, grelhas, dampers e etc.). Pela importância desse cálculo é que estamos fazendo publicações que possam deixar claro como deve ser feito. Recentemente fizemos um vídeo sobre considerar as portas de elevadores no cálculo, publicado aqui no nosso blog, “Erro no cálculo de vazão da pressurização de escadas” e hoje o destaque vai para o número de portas corta fogo que devem ser consideradas abertas.
Utilizamos como base aqui em São Paulo a Instrução Técnica (IT) 13 do Corpo de Bombeiros e também a NBR 14.880. Acontece que em alguns pontos elas se conflitam onde uma diz que devemos considerar 1 porta aberta no cálculo e outra diz que devemos considerar 2 portas abertas. Qual devemos seguir?
Fizemos um vídeo “Segurança contra incêndio e a Legislação” onde deixa isso claro, vale a pena conferir, mas para resumir aqui, sempre devemos seguir o que for a favor da maior segurança, nesse caso, considerar 2 portas corta fogo abertas.
Para se ter uma ideia da gravidade, uma porta corta fogo simples aberta pode resultar em uma diferença de vazão de ar de 8.856 m³/h. O que sem sombra de dúvidas irá interferir grandemente no funcionamento do sistema.
Quando o assunto é segurança contra incêndio, não brinque com fogo, contrate um especialista!

Conflito entre NBR 14880 e IT 13, número de portas a serem consideradas abertas no cálculo.